• Branco/Preto
  • Padrão

Current Style: Padrão

Current Size: 100%

Centro de Formação de Artesãos e de Artefatos em Madeira Parque Recreio Artes Nascentes

Este projeto corresponde ao programa de ciência, tecnologia e inovação para a inclusão e o desenvolvimento social, previsto na linha de ação 7 do termo de parceria 13.0008.00/2007/MCT/ITS, que tem como principais objetivos: 7.1. Empreendimentos econômicos solidários em São Paulo, no setor madeireiro-movelaria, incubados; 7.2. Capacitação profissional para a incubação de empreendimentos solidários no setor moveleiro-movelaria.

Em cumprimento a tais metas, são realizadas no Centro de Formação de Artesãos e de Artefatos em Madeira Parque Recreio Artes Nascentes atividades iniciadas em 02/2009 (correspondentes ao período de divulgação, inscrições) e atividades de educação-aprendizagem com início em 04/2009; atualmente atendemos 30 jovens, muitos em processo de estágio em marcenarias parceiras do projeto, que também receberão o processo de incubação de empreendimentos.

No Centro de Formação de Artesãos e de Artefatos em Madeira Parque Recreio Artes Nascentes, os estudantes aprendem a formalizar e administrar seu próprio negócio na área da marcenaria tradicional e artesanato em madeira, com a possibilidade de escolha entre formalizar o seu negócio ou trabalhar com carteira assinada nas empresas, as quais pouco a pouco ajudam a formar um grande cadastro de oferta de trabalho.

Este curso foi idealizado pelo Instituto de Tecnologia Social (ITS Brasil) com o apoio de emenda parlamentar da deputada federal Luiza Erundina, em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (Secis/MCT) e a Subprefeitura de Parelheiros, do município de São Paulo.

Ao elaborá-lo, houve a preocupação em proporcionar infra-estrutura e ambiente adequados à aprendizagem e ao desenvolvimento de competência profissional na área de marcenaria, visando à ampliação de oportunidades de geração de trabalho e renda, a promoção do desenvolvimento e a inclusão social dos beneficiários.

Uma das justificativas para esta iniciativa foi a percepção da existência de uma demanda de mercado para este tipo de profissionais.
A implantação deste projeto visa atingir a um público que não é alcançado por iniciativas como as escolas técnicas estaduais ou federais. “Estas soluções institucionais, entre outras, não chegam ao jovem que não tem alfabetização nenhuma ou que tenha letramento mínimo”, explica Irma Passoni, gerente-executiva do Instituto de Tecnologia Social (ITS Brasil), responsável pela idealização e realização da oficina. “Outro fator relevante é que essa proposta busca unir conscientização de cidadania e capacitação de empreendedorismo à educação técnica dos alunos. Criamos uma metodologia com forte apelo à formação humana, para que o jovem tenha competência para inserir-se no mercado de trabalho e na sociedade de forma digna”, explica ela.

O Curso de Formação de Artesãos e de Artefatos em Madeira Parque Recreio Artes Nascentes tem duração de 385 horas e, ao final, os bolsistas recebem o certificado de participação.

Artes nascentes
Participantes curso
Aula formacao cidada
Ferramentas de trabalho
Centro de Formação Artes Nascentes
Painel
Oficina