• Branco/Preto
  • Padrão

Current Style: Padrão

Current Size: 100%

Participe: Curso Direitos Humanos e Mediação de Conflitos

seg, 27/07/2009 - 16:26 -- admin

A Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o Instituto de Tecnologia Social (ITS Brasil), oferece o curso à distância Direitos Humanos e Mediação de Conflitos. Essa formação pretende contribuir para que lideranças comunitárias, militantes de movimentos sociais e membros de pastorais e comunidades religiosas promovam os direitos humanos e atuem na resolução dos conflitos em suas comunidades.

O curso parte de situações práticas e das necessidades concretas desses militantes e pretende apontar caminhos para solucionar conflitos ligados aos direitos humanos, fornecendo informações sobre órgãos públicos e organizações da sociedade civil, além de um ambiente para a troca de experiências. Seu conteúdo está estruturado nos temas dos direitos humanos e seus conflitos.

Módulos

  1. Direitos humanos e conflitos
  2. Violência e não-violência nos direitos humanos
  3. Direito à vida, à alimentação e à saúde
  4. Direito à moradia, à terra e à cidade
  5. Direito à educação, ao trabalho e à assistência social
  6. Formas não-violentas de resolução de conflitos
  7. Inserindo na luta a não-violência ativa
  8. Mediação passo a passo
  9. Experiências de mediação popular no Brasil
  10. Solidários na diversidade e iguais no acesso à Justiça

 

O curso é gratuito e realizado pela internet, com acompanhamento de tutores treinados. Pessoas de qualquer lugar do Brasil podem participar.

As inscrições estão abertas e devem ser feitas aqui.

Quantas vezes você já viveu situações em que teve seus direitos violados?

Nos momentos de confronto, o que fazer, onde ir, com quem falar?

Quais são os caminhos para resolver os conflitos que existem na sua comunidade?

Somos seres humanos e, desde o momento em que nascemos, temos direitos: saúde, moradia, educação, uma alimentação adequada, trabalho, ter uma renda suficiente, entre outros requisitos básicos para viver com dignidade. Eles fazem parte da nossa legislação e são inegociáveis. As pessoas e comunidades, historicamente, têm se organizado – em movimentos, fóruns, associações, sindicatos etc. – para lutar e fazer com que esses direitos aconteçam na prática, não fiquem só no papel. Às vezes pode parecer que, nessa luta, os direitos de diferentes grupos entram em conflito.

De fato, a convivência humana é cheia de conflitos e, muitas vezes, eles podem levar a atos de desespero, intolerância, violência e uma sensação de incapacidade para solucionar os problemas que afetam as pessoas naquilo que é mais fundamental a elas.

Conhecer os direitos humanos e estar preparado para buscar soluções para os conflitos que podem ser mediados, com base no diálogo, respeito, tolerância e solidariedade, são ferramentas poderosas de cidadania.

Seja um defensor dos direitos humanos e aprenda a mediar os conflitos da sua comunidade.

Para mais informações sobre o curso Direitos Humanos e Mediação de Conflitos, acesse o site: http://cursos.educacaoadistancia.org.br.

Em caso de dúvida, entre em contato pelo email: dh@itsbrasil.org.br.

Curso de Direitos Humanos e Mediação de Conflitos