construindo pontes entre necessidades e soluções
Por Beatriz Rangel, do ITS
No dia 29 de outubro (2006), o Centro de Eventos de Osasco virou uma grande vitrine para o trabalho dos grupos que participam da incubação de empreendimentos de Economia Solidária, como parte da política de desenvolvimento, trabalho e inclusão da prefeitura. Eles juntaram esforços com os usuários do Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), serviço público de saúde mental, para produzir uma coleção de moda verão, apresentada na primeira edição do Osasco Fashion Day.
O evento atraiu um público de 500 pessoas, interessadas em assistir ao desfile de roupas desenhadas pelo estilista Orlando Chiquetto, e pintadas, artesanalmente, por 80 pessoas com deficiência mental atendidas no Caps. Elas produziram as estampas em oficinas ministradas por voluntários da Associação Saúde Mental Viva e Qualidade de Vida, com a assessoria do estilista.
Como é habitual nos desfiles de alta costura, o encerramento ficou por conta de um look para noivas. Neste momento, os alunos que cursam o ensino público fundamental de Osasco subiram à passarela junto com a modelo. Vestiam os uniformes produzidos pelas costureiras que freqüentam a Oficina-Escola, montada pela prefeitura no bairro Rochdale, para oferecer capacitação e qualificação profissional à população de baixa renda atendida pelos chamados programas redistributivos, como o Bolsa Família (federal), o Renda Cidadã (estadual) e o Renda Mínima (municipal). Os uniformes foram confeccionados na Oficina-Escola, a pedido da prefeitura, com o objetivo de atender 47 mil alunos.
"A idéia é possibilitar a emancipação das pessoas que estão nos programas de transferência de renda. É o caso dessas costureiras, que estão em formação", explica a secretária do Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, Dulce Cazunni."Esse processo de capacitação e apoio aos empreendimentos solidários acaba sendo mais longo para a prefeitura, do que simplesmente comprar os uniformes de empresas, mas o resultado é muito mais duradouro".
Para ela, uma ação como esta se torna possível com a soma de esforços entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI), que promove as atividades de capacitação e incubação de empreendimentos, no programa Osasco Solidária (veja matéria: Osasco forma futuros empreendedores solidários). O Instituto de Tecnologia Social presta assessoria técnica ao programa, que conta ainda com a parceria de ONGs locais, como a Eremim, da Associação dos Metalúrgicos de Osasco.
Para Dulce Cazunni, a experiência de Osasco mostra que, com ousadia e criatividade na gestão pública, é viável juntar as diversas áreas do poder público e tornar suas ações mais eficazes. Ela cita como exemplo a parceria da SDTI com a Secretaria da Saúde, responsável pelo Caps.
"As pessoas que usam o serviço de Saúde Mental da prefeitura também precisam de renda e inclusão na área da educação, do lazer, da saúde e, principalmente, do trabalho. É o que as oficinas terapêuticas procuram fazer", destacou. "Mas não é só aprender a pintar tecido, mas pensar em produtos com valor agregado. Em vez de pintar pano de prato, que é a idéia que sempre aparece por aí, pintar o tecido para fazer roupa, chamar um estilista, investir na qualidade e criar um evento grande, importante para a cidade, para mostrar o resultado."
O espaço de 1.300 m2 do Centro de Eventos abrigou também uma exposição de produtos de reciclagem e artesanato (tapetes, almofadas, bolsas, faixas de crochê, fuxico, patchwork, miçangas), feitos pelos grupos incubados no programa Osasco Solidária.
As beneficiárias do projeto Oficina-Escola produziram, ainda, 150 camisetas exclusivas para o evento (foto ao lado). Já as mulheres do projeto Pão Sol, que estão se capacitando em panificação e confeitaria, mostraram seu trabalho servindo ao público bolos e petit-fours salgados.
A programação cultural do Osasco Fashion Day incluiu, ainda, apresentações circense, de dança indígena, do grupo indígena Pankararé e de teatro, dos grupos Euphoria e SOS Mulheres, além de oficina de reciclagem e jogos cooperativos.
Grupos do programa Osasco Solidária, em formação, apresentaram seus produtos no Osasco Fashion Day: bolos, salgados e artesanato (fotos).
"A incubação é um processo do qual grupos que desejam receber apoio para a estruturação de seu negócio participam. No caso da Incubadora de Empreendimentos Populares e Solidários de Osasco, a incubação consiste tanto na assessoria direta aos grupos/empreendimentos econômicos solidários quanto na qualificação dos indivíduos que compõem esses grupos/empreendimentos por meio de cursos de capacitação para a gestão do negócio."
Fotos: Beatriz Rangel